Um bolo de maçã assado em várias camadas sobre massa quebrada bicolor, coberto com creme de limão. Super saboroso, não muito doce e derrete na boca. E não é nada difícil de fazer.
Você pode dividir o bolo ao meio e assar em duas bandejas iguais e depois espalhar o creme por cima, ou assar em uma bandeja grande (a do forno) e cortar ao meio depois de esfriar. Em seguida, coloque uma parte do bolo em qualquer assadeira, igual ou maior que o bolo, espalhe o creme e cubra com o segundo bolo.
Se a assadeira for muito maior que o bolo, pode-se embrulhar as bordas com papel manteiga para evitar que o creme vaze muito, e depois de algumas horas na geladeira ele ficará completamente duro.
Ingredientes
1,5 kg de maçãs
1/3 xícara de água
1/4 xícara de açúcar
1 pacote de açúcar baunilha
Suco espremido de meio limão
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha krupczatka
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar
250g de manteiga gelada
3 gemas
2 ovos inteiros
2 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de cacau
Aprox. 4 colheres de sopa de semolina
1 pacote de geleia de limão
0,5 xícara de água
1,5 xícaras de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de pudim de creme sem açúcar
200ml de creme 30%
Descasque as maçãs, corte-as em quartos e retire as sementes. Corte os quartos em dois tamanhos, metade em cubos maiores, com cerca de 2 cm, e metade em cubos menores, com cerca de 1 cm. A ideia é que durante a torra o cubo pequeno se desfaça, formando uma mousse, e o cubo maior fique inteiro.
Coloque as maçãs em uma panela grande, acrescente água, açúcar e suco de limão. Misture tudo bem e leve ao forno descoberto em fogo médio até as maçãs amolecerem e o suco evaporar. Mexa sempre para que as maçãs não queimem. Reserve para esfriar.
Prepare a massa quebrada. Misture a farinha de trigo com a krupczatka, o açúcar e o fermento. Adicione a manteiga fria picada e pique tudo com uma faca. Em seguida adicione os ovos, as gemas e as natas e amasse tudo até obter uma massa uniforme.
Divida a massa ao meio. Adicione o cacau a uma parte e amasse novamente. Embrulhe os dois bolos em papel alumínio, coloque o bolo claro na geladeira e o escuro no freezer.
Após cerca de 15 minutos, retire o bolo light da geladeira e coloque-o em uma assadeira forrada com papel manteiga. Pode ser uma assadeira grande (igual ao meu equipamento de forno) ou duas bandejas menores (veja a descrição no topo).
Polvilhe a massa com duas colheres de semolina.
Espalhe as maçãs sobre a massa e polvilhe com o restante da semolina.
Rale a massa escura do freezer por cima.
Leve ao forno pré-aquecido 180°C (com convecção ou 190′ com opção de cima para baixo) e leve ao forno por 40 minutos. Depois de assado, deixe o bolo esfriar completamente e depois corte-o ao meio.
Prepare o creme de leite. Dissolva a geleia em meio copo de água quente.
Ferva 1 xícara de leite com açúcar em uma panela. Dissolva o pudim no leite restante. Quando o leite começar a ferver, despeje nele o pudim e mexa até engrossar.
Retire do fogo e despeje a geleia dissolvida. Misture até que tudo esteja combinado em uma massa uniforme.
Cubra com papel alumínio para que toque no pudim e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Bata o creme de leite resfriado até ficar firme. Em seguida, mexendo sempre, acrescente o pudim resfriado, uma colher de cada vez, e misture até obter um creme espesso e uniforme.
Coloque uma parte da massa no fundo de uma assadeira forrada com papel manteiga.
Espalhe o creme uniformemente sobre o bolo e cubra tudo com o segundo bolo, pressionando levemente.
Coloque o bolo na geladeira por algumas horas para endurecer. A torta de maçã fica melhor no dia seguinte.